Incertezas, volatilidade, complexidade e ambiguidades. Esse é o mundo V.U.C.A. E o que isso tem a ver com você?
Não se trata de uma expressão nova. O termo V.U.C.A. começou a ser utilizado na década de 1990, pós-Guerra Fria, e era empregado para qualificar as incertezas e os problemas complexos em todo o mundo daquela época. V.U.C.A. é o acrônimo para:
- Volatility (volatidade);
- Uncertainty (incerteza);
- Complexity (complexidade);
- Ambiguity (ambiguidade).
Mais recentemente, durante a crise econômica de 2008, a expressão passou a ser utilizada para descrever o cenário caótico do mundo dos negócios e que perdura até hoje. Sem falar dos impactos da pandemia do novo Coronavírus, já enfrentávamos instabilidades, mudanças rápidas, novas demandas das pessoas, constante evolução tecnológica. Com a pandemia, o mundo tornou-se ainda mais V.U.C.A.
Leitura obrigatória
Como o coração da GT ComRP é a metodologia científica aliada à experiência de mercado, não posso deixar de mencionar duas obras que não tratam diretamente do termo V.U.C.A., mas são base para entender a complexidade e a volatidade do nosso mundo. A primeira é a Introdução ao pensamento complexo, de Edgard Morin. A segunda é Modernidade líquida, de Zygmunt Bauman. Se você quiser se aprofundar no entendimento do mundo V.U.C.A., esses livros são fundamentais.