Propósito com lastro em ações concretas
Falar em propósito de uma organização tem sido algo cada vez mais comum. Empresas colocam a palavra em suas declarações institucionais. Executivos usam o termo em suas manifestações. Agências divulgam “estratégias de criação de propósito” como uma grande solução de comunicação.
É responsabilidade dos profissionais de comunicação dar visibilidade ao propósito da sua organização. Assim como é seu dever garantir que o discurso tenha lastro em ações concretas de propósito.
E sabemos disso: recente estudo do Instituto Ipsos apontou que 83% dos 150 profissionais de comunicação pesquisados em 19 países concordam que muitas empresas utilizam a linguagem de causa social sem se comprometerem com mudanças reais.
Causas, ações de responsabilidade social ou ambiental são essenciais e devem ser promovidas pelas empresas. Mas como comunicadores, não podemos banalizar o uso do termo propósito. Propósito faz parte do coração do negócio e está diretamente engajado com a solução de problemas sociais, de fato, relevantes.
A imagem que ilustra esse breve comentário foi baseada em outro estudo do Ipsos que mostra os impactos do cenário de pandemia em nossa sociedade. É uma boa fonte de inspiração para se pensar em soluções para problemas que realmente afligem a nossa sociedade.
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