Sou um grande entusiasta dos modelos. Venho falando deles há algum tempo.
Profissionais de #comunicacaoorganizacional estão muito acostumados a resolver questões utilizando feeling, experiência, bom senso. E isso é muito bom. Os modelos só ajudam esse processo de tomada de decisão. Primeiro porque aumentam nosso repertório de soluções. Segundo porque já foram estudados e testados, nos poupando um bom tempo. Os modelos são ou não são válidos?
Para esta semana, selecionei um que tem tudo a ver com os nossos desafios mais atuais, o modelo de Comunicação Integrada Digital, desenvolvido pela Profa. Elizabeth Saad.
Antes uma curiosidade: o conceito da comunicação integrada foi criado em 1986! Antes mesmo do mundo digital. A profa. Margarida Kunsch já, naquela época, apresentava seu modelo para Comunicação Integrada.
O modelo da Profa. Saad considera três vertentes da comunicação integrada:
1. Institucional
2. Interna
3. Mercadológica
O modelo da comunicação integrada digital é dividido em cinco partes:
(1) a cultura da empresa e como se dá sua relação com a inovação e a tecnologia;
(2) o conhecimento profundo dos públicos estratégicos da empresa. É preciso conhecer quem são e quais são suas afinidades com o ambiente digital;
(3) clareza dos propósitos e das intenções das ações de comunicação digital;
(4) e (5) correspondem ao conteúdo das mensagens que podem ser específicas ou coletivas. Mas precisam ser formatadas quase que de forma personalizada.
Interatividade, troca e proximidade são a base do modelo. O conhecimento das pessoas com as quais pretendemos criar vínculos é condição número um para o sucesso do modelo.
Você, como profissional de comunicação, conhece as pessoas com as quais sua empresa deseja criar vínculos? Sabe como conhecer e se aproximar dessas pessoas? Esse é um bom começo para adotar o modelo da Comunicação Integrada Digital.
Fonte: A gestão da comunicação organizacional na sociedade digitalizada: existem modelos em tempos de mídias sociais digitais? Bianca Marder Dreyer. Artigo do livro: Visibilidade e consumo da informação nas redes sociais
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