Nesta época do ano, muitas empresas já começam a preparar
seus budgets (orçamentos) para o próximo ano. Atendendo a muitas empresas de todos os portes, participei e acompanhei de perto vários desses processos.
Em muitas empresas, essa é uma atividade desgastante e
traumática. Já vivi situações em que o budget da comunicação era cortado para zero. Restava apenas a linha de pagamento dos salários da equipe e com ressalvas.
Era preciso várias rodadas de negociação acontecerem até que
se conseguisse justificar os “gastos” da área. E na sua empresa como funciona
esse processo? A comunicação é vista como CAPEX ou OPEX?
Se essa é uma atividade difícil para você, preparamos algumas
dicas que podem te ajudar nesse processo:
1. Procure saber quais os reais objetivos da sua empresa
a curto, médio e longo prazos
Se você chegar a objetivos como aumentar vendas, lançar
produtos, incrementar participação de mercado, não se contente com essas respostas. Vá mais a fundo. Sua empresa só continuará existindo se estiver pensando em questões muito mais estratégicas do que essas. Quando a comunicação atua nessas questões estratégicas é que se torna relevante.
Não desista.
2. Embase seu orçamento com dados e fatos
Existe uma série de métodos que podem ajudar nessa tarefa.
São métodos que auxiliam na prospecção do futuro e fornecem informações vitais para a tomada de decisão. Não dá para prever o futuro, mas é possível avaliar cenários e traçar caminhos com informações mais assertivas.
Não sabe como fazer isso?
Muito provavelmente o planejamento estratégico da empresa levantou
essas informações. Existem no mercado profissionais especializados nessa atividade.
Procure ajuda.
E uma dica extra: no seu budget considere uma linha
para a prospecção de futuro da área de comunicação. Isso pode fazer muita diferença no próximo ano.
3. Argumente, argumente e argumente novamente
Não desista na primeira negociação. Quanto mais ferramentas
você utilizar para levantar dados e embasar seus argumentos para fundamentar o orçamento da área, mais chance de sucesso você terá nas rodadas de negociação.
Lembre sempre ao financeiro da sua empresa que a comunicação
tem papel de estratégico nas transformações que a companhia precisa fazer para atingir seus objetivos de negócios. Sem comunicação não há resultado. Comprove com dados e fatos.
4. É sempre bom lembrar…
Quem leva a empresa aos seus resultados são as pessoas. Se
as pessoas não estiverem engajadas, não há resultado. O engajamento só acontece com comunicação. A empresa vai mesmo comprometer os resultados reduzindo os investimentos no combustível que vai movimentá-la na direção das suas metas?
Boa sorte nas negociações.
Se precisar de ajuda, conte comigo.
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